domingo, 6 de janeiro de 2008

Sobre o Conversa de Bandolim

SOBRE ESTE BLOG

O objetivo deste blog é dividir algumas idéias sobre bandolim, principalmente sobre harmonia. Minha intenção é discutir, mostrar uma visão e esperar que outras apareçam. Portanto, peço para nossa conversa comentários, opiniões, divergências, etc.

Fugiria ao objetivo do blog explicar os fundamentos de harmonia e teoria no geral (formação de escalas, acordes, funções, campo harmônico, etc.). Se alguém sentir alguma dificuldade nesse aspecto sugiro que procure um professor ou consulte um bom livro de teoria. É importante lembrar também que muitos dos conceitos expostos aqui podem facilmente ser transportados para outros instrumentos.

Então, vamos começar a conversa!

6 comentários:

Mila Neri disse...

Vamos!

Anônimo disse...

Fernando, a internet para mim é sinônimo de generosidade, e este blog tem o espírito da internet, ou seja, passar informações (responsáveis!). Ninguém mais confiável que você nesse sentido, profundo conhecedor de harmonia, estudante eterno (como todo grande artista) e além de tudo, um compositor que tem o raro dom da originalidade e inspiração. Grato por este espaço para aprendizado e debate.
Hélio Amaral

Francisco Fidelis disse...

Beleza este blog ta massa, eu mesmo tenho uma porrada de coisas pra discutir aqui. Na questão digitação eu uso o dedo menor (tambem chamado de "mindinho" ) na mesma posição que na guitarra( ou seja, eu faço escalas cromaticas usando a sequencia indicador,medio,anular,mindinho). Ja li em algum lugar que no bandolim os dedos da mao esquerda devem ser utilizados em certas posições do braço do bandolim (acho que é indicador=traste 1 e2 ) medio=trastes 3 e4 ; anular =traste 5 e 6 e por fim:mindinho ou minimo=traste 7. Digitação assim para mim é o bicho. Abraços

F. Marques disse...

Eu não sei de nada, só sei que o Fernando está com um cabelo branco!

Dori Sant'Ana disse...

Fernando, parabéns por esta iniciativa. Fico extremamente honrado por ter participado, pelo menos um pouco, do seu processo de "composição" sobre os conhecimentos muito bem apreendidos e brilhantemente culturalizados. Mais uma vez, parabéns pelo blog, está muito interessante e acessível.

Unknown disse...

ô Fernando , tá bonito o Blog.Tú estás escrevendo na madruga????Num parar nunca, que disposição hercúlea meu nobre.Parabéns.