domingo, 6 de janeiro de 2008

Terças e sétimas

Tocar acordes no bandolim significa eliminar notas. Como nós não podemos fazer (harmonicamente) aqueles bonitos acordes com cinco, seis vozes ou dobras de oitava, temos que nos ater às notas essenciais à eficaz caracterização do acorde e sua função.

Fazendo harmonia com o bandolim em um grupo, você pode presumir que alguém está tocando a tônica do acorde (baixo, violão, piano...). A quinta é a nota menos importante (a menos que seja uma quinta diminuta ou aumentada).

Das notas da estrutura do acorde sobram a terça e a sétima, as mais importantes, as que você não pode deixar de tocar. A terça é a nota que vai indicar o modo (maior ou menor) e a sétima vai ser responsável pela estabilidade ou instabilidade do acorde. Tocando somente a terça e a sétima já é possível sentir todo o “sabor” do acorde.

No exemplo, o standard de jazz Autumn Leaves (clique na figura para visualizar).



Esse encadeamento de vozes é particularmente interessante em cadências V7 – I ou IIm7 – V7 – I, pela boa condução que proporciona às vozes, sempre invertendo terça/sétima e sétima/terça (falaremos de condução de vozes em outras postagens). Veja na seqüência de dominantes estendidos da segunda parte de Assanhado, de Jacob do Bandolim (clique na figura para visualizar).



As conduções de terça e sétima podem ser aplicadas com a célula rítmica que o executante achar mais conveniente e mesmo em trêmulo, com efeito bastante interessante. Outra vantagem desses “acordes de duas notas” é a facilidade de mover a região onde está sendo executada a progressão. Tocando em grupo é importante evitar ocupar a mesma oitava na qual outro instrumento está fazendo a base.

Finalizando, temos esta idéia aplicada no início do tema de James, de Pat Metheny (clique na figura para visualizar). Atenção para a rítmica!



Observe que na tríade A optei pela terça e quinta, por não ter sétima. No C#m7(b5) a quinta é uma nota essencial do acorde. Aqui ela foi tirada para continuar sempre com terça e sétima.

10 comentários:

Anônimo disse...

Boa Fernando!!! Geralmente os acordes cheios não ficam tão legais no bandolim, por causa das cordas duplas. Eu toco num grupo de samba que já tem cavaco e violão, então o que eu faço na maioria das vezes é usar as tensões, fazendo 3as. e 7as. ou 7as. e 9as. de forma a complementar a harmonia. Alô galera do bandolim!!! Vamos comentar aqui! É um excelente espaço para troca de idéias sobre o nosso instrumento. Abraços!

Carlos Venturelli disse...

Obrigado Fernando por mais esta iniciativa que desejo, ajude a manter vivo o interêsse pelo nosso belo instrumento.
Aconselho a todos dar uma olhada nos videos do Português Julio Pereira, podemos conhecer um pouco da origem do nosso bandolim.
Parabéns e obrigado por mais essa.

Blog dos alunos Allan Diego Brito, Matheus Bolognini e Danilo Ferraz da Disciplina: LABORATÓRIO: REVISTA Turno: NOTURNO. Professora ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS disse...

muito legal o blog e legal aprimorar as variaçoes com bicordes no bandolim.

Elton Pinheiro disse...

Fernando, parabéns pelo blog tão legal.

Um abraço e feliz início de 2008.

Anônimo disse...

muito boa a proposta mesmo! só as imagens que nao abrem para mim, todas dão erro, dos exemplos que vc deu. achei o tópico bem interessante e é um caminho mto bom a seguir! que venham mais posts!

F. Marques disse...

Não só no Bandolim como em outros instrumentos harmônicos deveria haver uma melhor escolha da estrutura do acorde. A música já está saturada da harmonia usual, por isso a dinâmica com o grupo (baixo, violão, piano...) tem que ser desenvolvida pra suprir essa necessidade de timbre+nota.

umavidasimples disse...

Fernando,

ótima material essas dos acordes.

Dani

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